MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Associação de críticos comemora uma década de debates sobre cinema no Estado

Uma mesa de debates sobre crítica cinematográfica e os festivais de cinema abre as atividades comemorativas dos 10 anos da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. O encontro será realizado durante o 46º Festival de Cinema de Gramado e faz parte das atividades de reflexão e debate que são uma tradição do evento cinematográfico gaúcho.

Quatro aspectos diferentes serão abordados na relação da crítica de cinema com os festivais, começando com Marcos Santuário, jornalista e crítico do Correio do Povo e um dos curadores do Festival de Gramado, que teve, em sua origem, a participação fundamental do crítico de cinema Paulo Fontoura Gastal.

O papel do crítico como agente propulsor e curador de festivais também será abordado pelo peruano José Romero Carrillo. Fundador da Associação Peruana de Imprensa Cinematográfica, é diretor e programador do Festival Internacional de Cinema de Ayacucho, no Peru. Carrillo vem a Gramado para participar do júri da crítica Accirs/Abraccine no Festival.

A jornalista uruguaia MariángelSolomita, integrante do júri oficial de Gramado, irá abordar aspectos da cobertura de festivais de cinema. Desde 2008 escrevendo no El País, jornal de maior tiragem e importância do Uruguai, é colaboradora de diversas publicações e fez estudos sobre a recente produção cinematográfica uruguaia.

O presidente da Abraccine Paulo Henrique Silva vai falar sobre os júris de crítica, seu papel histórico desde a criação da Fipresci, nos anos 30 e o significado das premiações pelo viés da crítica cinematográfica.

 

Entidade marca presença na mediação de debates dos concorrentes

Além do encontro comemorativo aos 10 anos da Accirs (na sexta, 24, às 15h, no Hotel Serra Azul), que terá mediação do jornalista Daniel Feix, presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e é aberto ao público, a entidade inova também com outro destaque na participação.

Ao longo de todos os debates dos filmes concorrentes aos Kikitos – que ocorrem sempre na manhã seguinte às exibições também no Hotel Serra Azul – a vice-presidente da entidade, FatimarleiLunardelli, fará dobradinha com xxx na mediação com o público. Fatimarlei é jornalista, professora e pesquisadora de cinema, e vai colocar seu conhecimento à serviço do público para comentar e refletir sobre as obras apresentadas em Gramado nas três principais competições: curtas brasileiros e longas-metragens nacionais e estrangeiros.

 

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.