MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Assembleia revela primeiros vencedores de Gramado neste domingo

CURTAS GAÚCHOS

Os primeiros filmes vencedores dessa histórica 45ª edição do Festival de Cine de Gramado serão revelados na noite deste domingo, em cerimônia no Palácio dos Festivais.

É o prêmio Assembleia Legislativa, que vai distribuir 45 mil reais entre as categorias. A festa inicia a partir das 21 horas, após exibição de dois curtas e um longa brasileiro que competem nas mostras principais. Haverá transmissão ao vivo nas redes sociais do Festival de Cinema de Gramado e também pelos canas TVE e TV Assembleia.

Neste ano foram 18 filmes exibidos no Palácio dos Festivais em duas maratonas durante as tardes do final de semana. A Mostra Gaúcha é uma janela que o Festival de Cinema de Gramado faz questão de manter para projetar novos talentos do audiovisual do Rio Grande do Sul – o terceiro estado em volume de produção audiovisual no Brasil, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.

Receber o reconhecimento nessa competição pode, também, significar um grande impulso aos realizadores. Que o diga Otto Guerra, que em 1984 teve seu primeiro curta de animação autoral eleito o Melhor Filme da competição. “Esse festival fez com que eu acreditasse em fazer cinema, resume o cineasta, que foi homenageado com o troféu Eduardo Abelin na noite de sábado.

Laços institucionais fortalecidos

A Assembleia Legislativa é antiga parceira do Festival de Cinema de Gramado e vem mantendo a premiação com o atual formato nos últimos nove anos. Em 2017, entretanto, os laços institucionais entre a casa legislativa gaúcha e o mais tradicional festival de cinema do Brasil se renovaram.

Em julho, Gramado recebeu uma homenagem na Assembleia pela passagem dos seus 45 anos. Agora, durante a realização da edição histórica, o parlamento do Rio Grande do Sul tornou Gramado palco de divulgação da campanha internacional He For She, que defende a igualdade de gêneros e tem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul um dos seus principais suportes no Brasil. Ao longo dos dias serão realizadas blitzes de conscientização do público sobre a importância do assunto contando com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Edegar Pretto, e também com o ator Werner Schnemann¨, que integra o comitê gaúcho da iniciativa.

TVE anuncia Prêmio Aquisição

Os realizadores gaúchos terão outro motivo para celebrar na noite deste domingo. Durante a cerimônia d epremiação, será ainda anunciado o vencedor do Prêmio aquisição TVE, que destina três mil reais para uma obra selecionada, garantindo ainda a exibição do filme na grade de programação da emissora pública do Rio Grande do Sul.

É a segunda vez que o prêmio será entregue no festival.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES, Golden Gramado e KM de Vantagens Ipiranga apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV, Estação Filmes e Gramado Professional Hair. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.