MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

Alteração na mostra competitiva de longas brasileiros

O filme “O Banquete”, de Daniela Thomas, não será mais exibido no 46º Festival de Cinema de Gramado e está fora da competição de longas-metragens brasileiros.

Em nota oficial, a assessoria do filme explicou que: “O roteiro de ‘O Banquete’ inspira-se em eventos recentes da história do País. Entre eles, uma carta aberta como a publicada por Otavio Frias Filho, nos anos 90, dirigida ao então presidente do Brasil. Em virtude da morte do editor, anunciada nesta terça-feira (21), e com o objetivo de respeitar este momento de luto da família, a diretora decidiu retirar o filme da competição”.

Com a saída de “O Banquete”, na sessão de quarta-feira, 22 de agosto, acontece no mesmo horário a exibição do filme “A Chave do Vale Encantado”, de Oswaldo Montenegro, fora de competição. O restante da programação da noite permanece inalterado.

Quarto projeto do músico atrás das câmeras, o longa-metragem é uma adaptação do livro “O Vale Encantado”, escrito por ele próprio na década de 1990, e propõe uma desconstrução de icônicos personagens dos contos de fada, como Robin Hood, Rapunzel, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. Todos eles vivem no Vale Encantado, lugar muito onírico e particular.

A partir dessa perspectiva, o filme acompanha, segundo Montenegro, o que sentiriam essas figuras míticas caso olhassem para o mundo em que vivemos atualmente, traçando um paralelo entre fantasia e realidade. “É um filme para toda família, uma obra que vai aproximar os pais dos filhos”, adianta o diretor, que também assina o roteiro do longa. “A Chave do Vale Encantado” também será exibido dentro da Mostra Infantil às 9h desta quarta-feira no Palácio dos Festivais com entrada franca.

(Foto: Edison Vara/Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.