A boa música invade o festival de cinema

20Atrações especiais

A tradicional canção-tema que embala o Festival de Cinema de Gramado há anos, uma composição do gaúcho Geraldo Flach, vai ganhar arranjo diferente na noite deste domingo, durante a entrega do Prêmio Assembleia Legislativa aos melhores filmes da Mostra de Curtas Gaúchos.

A banda Sinema, cujo repertório é exclusivamente composto por trilhas sonoras de grandes filmes, fará uma participação especial na cerimônia de premiação. E entre outras interpretações, fará a sua versão rock and roll para a obra de Flach.

A brincadeira é misturar passado e presente do evento mais antigo dedicado ao audiovisual no Brasil. “Aos 45 anos, Gramado poderia parecer um senhor de meia idade, mas quisemos mostrá-lo como um jovem cheio de energia e novidades”, explica o diretor de palco do 45º Festival de Gramado, Rubens Barcelos.

Com o mesmo espírito, a grande noite de entrega dos Kikitos, no próximo sábado, vai ter um show de música e dança para recordar a história e celebrar o futuro do evento. Um quarteto de cordas vai interpretar ao vivo a trilha sonora de “Toda Nudez Será Castigada”, cujo destaque é a canção Fuga e Mistério, de Astor Piazolla. Se bem a interpretação será com os acordes tradicionais do tango, a música ganhará releitura nos passos dos bailarinos, que farão uma coreografia de dança contemporânea para contrastar.

Soledad Villamil é mais uma celebridade a se apresentar na cidade

A noite de premiação e encerramento do 45º Festival de Cinema de Gramado terá ainda a participação prá lá de especial da atriz e cantora Soledad Villamil. Ela é a homenageada desta edição com o Kikito de Cristal, a ser entregue na quinta-feira, mas voltará ao palco para cantar na grande festa de premiação, sábado.

A argentina é mais uma celebridade que dará uma canja musical ao público do festival, embora o compromisso oficial com o evento seja através do cinema. Não será a primeira, já que durante a cerimônia oficial de início da 45ª edição, na Rua Coberta, gramadenses e turistas se deleitaram com um concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado que nas últimas peças do repertório, contou com a participação do maestro e pianista João Carlos Martins, que teve a história de sua vida contada no filme “João, O Maestro”.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES e Golden Gramado apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV e Estação Filmes. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.

APRESENTADOR
Petrobras
PATROCÍNIO MASTER
Gav
PATROCÍNIO
Stella
Banrisul
HOSPEDAGEM OFICIAL
Laghetto
APOIO
KIA
Miolo
Brutal Fruit
RBT
Naymovie
Globo Filmes
O2 Pós
APOIO INSTITUCIONAL
Assembleia Legislativa
ACCIRS
SIAV
Museu do Festival
APTC
Fundacine
TRANSMISSÃO OFICIAL
Canal Brasil
PARCEIRO SUSTENTÁVEL
Tereos
AGENTE CULTURAL
AM
PROMOÇÃO
Prefeitura de Gramado
FINANCIAMENTO
IECINE
Pro Cultura
REALIZAÇÃO
Gramadotur
GOVBR

13 A 23
AGOSTO
2025