MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

A boa música invade o festival de cinema

20Atrações especiais

A tradicional canção-tema que embala o Festival de Cinema de Gramado há anos, uma composição do gaúcho Geraldo Flach, vai ganhar arranjo diferente na noite deste domingo, durante a entrega do Prêmio Assembleia Legislativa aos melhores filmes da Mostra de Curtas Gaúchos.

A banda Sinema, cujo repertório é exclusivamente composto por trilhas sonoras de grandes filmes, fará uma participação especial na cerimônia de premiação. E entre outras interpretações, fará a sua versão rock and roll para a obra de Flach.

A brincadeira é misturar passado e presente do evento mais antigo dedicado ao audiovisual no Brasil. “Aos 45 anos, Gramado poderia parecer um senhor de meia idade, mas quisemos mostrá-lo como um jovem cheio de energia e novidades”, explica o diretor de palco do 45º Festival de Gramado, Rubens Barcelos.

Com o mesmo espírito, a grande noite de entrega dos Kikitos, no próximo sábado, vai ter um show de música e dança para recordar a história e celebrar o futuro do evento. Um quarteto de cordas vai interpretar ao vivo a trilha sonora de “Toda Nudez Será Castigada”, cujo destaque é a canção Fuga e Mistério, de Astor Piazolla. Se bem a interpretação será com os acordes tradicionais do tango, a música ganhará releitura nos passos dos bailarinos, que farão uma coreografia de dança contemporânea para contrastar.

Soledad Villamil é mais uma celebridade a se apresentar na cidade

A noite de premiação e encerramento do 45º Festival de Cinema de Gramado terá ainda a participação prá lá de especial da atriz e cantora Soledad Villamil. Ela é a homenageada desta edição com o Kikito de Cristal, a ser entregue na quinta-feira, mas voltará ao palco para cantar na grande festa de premiação, sábado.

A argentina é mais uma celebridade que dará uma canja musical ao público do festival, embora o compromisso oficial com o evento seja através do cinema. Não será a primeira, já que durante a cerimônia oficial de início da 45ª edição, na Rua Coberta, gramadenses e turistas se deleitaram com um concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado que nas últimas peças do repertório, contou com a participação do maestro e pianista João Carlos Martins, que teve a história de sua vida contada no filme “João, O Maestro”.

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, BNDES e Golden Gramado apresentam o 45º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Net e Claro e Stella Artois. Copatrocínio: Banrisul – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Todos pelo Rio Grande. Apoio especial: Museu do Festival de Cinema de Gramado e CVC, sempre com você. Apoio: Stemac, Grupo Geradores, Lugano, Laghetto Hotéis, Kia, Naymarm CiaRio, O2 Pós, Cristais de Gramado, Net Sul, Bafo na Nuca Música, Canal Brasil, RBS TV e Estação Filmes. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS e SIAV. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Ingressos: Imply. Agente Cultural: Mais Além Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Brasil, Governo Federal.