MINISTERIO DO TURISMO E CLARO APRESENTAM:

881 filmes brasileiros e latinos inscritos em Gramado

O 50º Festival de Cinema de Gramado já se consolida como uma edição histórica, superando índices de anos anteriores e projetando uma grande ode ao cinema brasileiro e latino. Em 2022, houve um aumento de 34% no número de filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Longas-Metragens Brasileiros (LMB) e Longas-Metragens Estrangeiros (LME) em comparação com a edição de número 49. Somam-se, também, os inscritos na mais nova mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais (LMD).

Ao total, foram 881 filmes inscritos: 109 longas-metragens brasileiros, 116 longas-metragens documentais, 58 longas-metragens estrangeiros e 598 curtas-metragens brasileiros participarão da seleção. Na série histórica, computada desde 2012, os números colocam a edição como a segunda com maior número de produções inscritas. Somam-se mais de 500 horas de conteúdo a ser avaliado pela curadoria e comissão de seleção.

A organização comemora os resultados positivos e agradece pela confiança dos realizadores no evento. “Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual. Ter recebido esse número expressivo de inscrições reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado. Juntos, vamos fazer uma grande homenagem ao nosso cinema e aos cinquenta anos do nosso festival”, comenta a Presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

O 50º Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 12 e 20 de agosto.