Em coletiva de encerramento na manhã deste sábado (25), último dia do 46º Festival de Cinema de Gramado, a Gramadotur, autarquia realizadora do evento, anunciou a data da próxima edição: 16 a 24 de agosto de 2019. O encontro com a imprensa reuniu o presidente da organização, Edson Néspolo, e os curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho para um balanço do evento.

Entre os destaques desta edição, Néspolo ressaltou as 12 sessões com recurso de inclusão e o Gramado Film Market, espaço para debate e conexões da indústria audiovisual que este ano teve o dobro de investimento oferecendo dois dias de uma programação intensa com nomes importantes do setor. “Temos muito a avançar ainda, ano que vem temos um desafio de que todos os longas da competição estejam adequados com acessibilidade. O Festival de Cinema esse ano foi vanguarda e deu um passo grande esse ano e ano que vem queremos dar um passo ainda maior”. O presidente da Gramadotur aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe do evento e os patrocinadores.

A presença da Itália como país convidado também foi lembrada por Néspolo que já adiantou: “Muito possivelmente nosso país convidado será a China, estamos com tratativas muito avançadas com o Festival de Xangai”, anunciou Néspolo.

Os curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho também fizeram sua avaliação. “Conseguimos fazer aquilo que nos propusemos, que era trazer o melhor do cinema brasileiro e latino na sua diversidade. Não existe uma homogeneidade nas telas, a ideia não era trazer todos os filmes do mesmo estilo, mesmo gênero, mas sim apresentar a diversidade cinematográfica para mostrar a perspectiva do que está se fazendo, como está se fazendo e a que estilos estão apontando no Brasil e na América Latina”, revelou Santuario que ainda comentou do alto nível dos debates sobre os filmes em competição.

Ao longo de dez dias, o 46º Festival de Cinema de Gramado exibiu 47 filmes em competição, mais de 80 produções em sessões paralelas e irá distribuir nesta noite 28 Kikitos, a tradicional estatueta que consagra os vencedores, e um total de R$ 280 mil em prêmios oferecidos pela O2, Naymar e Canal Brasil. A premiação também irá celebrar as melhores produções eleitas pela Júri da Crítica e Júri Popular.

A cerimônia acontece a partir das 21h no Palácio dos Festivais e terá transmissão ao vivo do Canal Brasil, G1 e pelo Twitter oficial do evento (@cinemadegramado).

(Texto: Bianca Carneiro / Foto Edison Vara/Pressphoto)

Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Snowland apresentam o 46º Festival de Cinema de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Stella Artois e Casa Aveiro By Dolores. Copatrocínio: Banrisul – Seja Vero. Apoio especial: Gramado Parks. Apoio: Stemac Grupos Geradores, Lugano, Cristais de Gramado, Viviela London, G2 Net Sul e ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundacine, ACCIRS, IECINE, APTC/ABD RS, SIAV e Museu do Festival de Cinema de Gramado. Agência Oficial: Vento Sul Turismo. Transporte Oficial: Kia. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento Pró-Cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Share

Patrocinadores