Troféu Eduardo Abelin

Carla Camurati é diretora, produtora e roteirista homenageada com o Prêmio Eduardo Abelin nesta edição o Festival de Gramado. Sua trajetória profissional e se confunde com a renovação do audiovisual brasileiro. Em 1993 ela criou a Copacabana Filmes, pela qual lançou, em 1995, o seu primeiro longa, Carlota Joaquina, Princesa do Brazil. A produção é um marco da retomada do cinema brasileiro. Além de sua carreira de grande alcance popular na televisão, ela destacou por seus papéis e direções.

Em sua trajetória constam prêmios como melhor atriz nos filmes O Olho Mágico do Amor (melhor atriz no Festival e Gramado de 1981), Estrela Nua (Prêmio Especial do Júri de Gramado em 1985), Cidade Oculta, Eternamente Pagu (Melhor Atriz no Festival de 1987) e Lamarca. Em 2017, produziu a segunda temporada da série Liberdade de Gênero, dirigida por João Jardim e exibida pelo GNT.

Em 2018 começou a produção do documentário História de um Tempo Presente, que retoma a partir de imagens de arquivo o período de redemocratização do Brasil, de 1984 até os dias de hoje. O filme está em fase de finalização, com previsão de lançamento ainda este ano. Seu projeto mais recente é a realização de um documentário sobre as relações entre religiões e o feminino ao longo do tempo e civilizações. Também neste ano Carla lançou, em parceria com Cláudia e Paula Dutra, a plataforma Mulheres Mix.

PROMOÇÃO
PREFEITURA
REALIZAÇÃO
gramadotur

0917
AGOSTO
2Ø24