Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'json_structuring_markup_display_article' not found or invalid function name in /home/storage/1/83/a0/festivaldegramado1/public_html/2019/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287

Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'json_structuring_markup_display_website' not found or invalid function name in /home/storage/1/83/a0/festivaldegramado1/public_html/2019/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287
Gramadotur confirma realização do 48º Festival de Cinema de Gramado
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

Morre Horst Volk, idealizador do Festival de Cinema de Gramado

Ao lado de Romeu Dutra, em 1973, Horst Volk tornou realidade a primeira edição do Festival de Cinema de Gramado, que ajudou a projetar a cidade para o Brasil e se tornar um dos mais queridos e importantes festivais da América Latina, preservando e celebrando um valioso e expressivo recorte da cinematografia falada em português e espanhol.

O evento, hoje considerado um dos principais festivais do gênero na América Latina, nasceu dentro da Festa das Hortênsias como uma Mostra de Cinema.

Em entrevista em 2012 dentro da programação do Cine Comunidade em Gramado, Volk contou:
“Como Prefeito, patrocinei dois filmes para a Mostra de Cinema em 1971 e no ano seguinte entramos com a Proposta do Festival de Cinema de Gramado. Foram cinco filmes exibidos através de parcerias com diversas empresas. Vale destacar que durante anos o Festival foi voltado apenas para filmes brasileiros, sendo que criamos o mesmo para valorizar o cinema nacional”. Ele foi homenageado na 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado por sua contribuição decisiva ao evento.

Horst Volk tinha 86 anos e morreu no hospital Arcanjo São Miguel em Gramado. Ele será velado na Câmara de Vereadores da cidade a partir das 13h.